
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico no GESPRO possui duas estruturas que interagem: o Mapa Estratégico da instituição e um modelo de avaliação de maturidade dos processos institucionais.
O Mapa Estratégico representa a visão interna da instituição baseada em seus macroprocessos, e define a missão, visão, valores, perspectivas, temas e objetivos que devem direcionar o seu comportamento, tudo vinculado a processos e a indicadores estratégicos.
Os modelos de maturidade são derivados de processos de avaliação comparativa entre diversas instituições de um mesmo segmento, e compilam as boas práticas de negócio sob a luz de um modelo estruturado por eixos, dimensões, processos e seus respectivos requisitos, constituindo, em geral, ótimas bases para iniciar o processo de planejamento.
O GESPRO permite combinar os processos e requisitos oriundos de ambas as estruturas em uma lista comum, com identificação das áreas responsáveis e da periodicidade de medição. Além disso, cada processo é vinculado, simultaneamente, aos respectivos objetivos estratégicos, e à dimensão, quando for o caso.
As principais vantagens desta abordagem, que permite o compartilhamento dos processos e requisitos entre o Plano Estratégico e o modelo adotado para aferição de maturidade de processos, são as seguintes:
- elaboração de uma agenda comum de medição, que serve às duas estruturas ao mesmo tempo;
- a medição resulta na atualização simultânea dos indicadores de processos, em ambas as estruturas.
O modelo conceitual abaixo demonstra o modelo adotado pelo GESPRO para o Planejamento Estratégico:
