Modelo de Negócio CANVAS

O volume de projetos não para de crescer nas organizações. Sabemos que o ritmo das mudanças está cada vez mais intenso, o que torna o ambiente de negócios ainda mais complexo. Projetos maiores envolvem um número mais amplo de interessados, impactam mais áreas de negócios e criam maior visibilidade na sociedade – tudo isso está tornando a vida do gerente de projetos mais difícil. 

O Project Model Canvas é sem dúvida a maior revolução no mundo da gestão de projetos dos últimos tempos. Ele é ideal para ambientes que querem aprimorar sua capacidade de planejamento, mas que se caracterizam por inovação, alta dinâmica dos negócios e simultaneidade de projetos (tocados em paralelo), aos quais soluções rígidas e engessadas não se aplicam.

     

Utilizando conhecimentos da neurociência, aliados à experiência do autor, a metodologia propõe uma maneira mais amigável de conceber um plano de projetos, que traz rapidamente à tona o modelo mental que temos dele. Seus componentes estão agrupados em perguntas fundamentais (Por quê, O quê, Quem, Como, Quando e Quanto), estabelecendo um protocolo de integração que leva em conta a teoria de gerenciamento de projetos. 

A metodologia de planejamento de projeto é inspirada em conceitos de neurociência, Desing Thinking e na experiência do professor José Finocchio em consultoria e vivências ao ministrar aulas de gerenciamento de projetos.

 

Ela ajuda a desenhar o modelo mental que temos do plano e permite visualizar suas ligações e dependências em uma única página. Para colocar a metodologia em prática é possível criar seu pré-projeto utilizando o canvas, por meio da ferramenta GESPRO.

 

O grande benefício da utilização do GESPRO, é que não necessariamente os participantes necessitam estar na mesma sala, todas as informações ficam salvas digitalmente e disponível para os integrantes da equipe do pré-projeto. 

 

Como que é? 

0. Pitch:  A maneira mais simples de descrever o seu projeto é usar o mínimo de palavras possível. O Pitch é a primeira parte a ser preenchida do seu PM Canvas. Nele, você deverá resumir seu projeto em apenas uma frase. 

1. Por quê?  Nesse ponto você deverá responder o porquê da realização desse projeto. Se não conseguir encontrar a resposta, todo o seu planejamento perderá o sentido. Para fundamentar a defesa do seu projeto é importante analisar a situação atual da empresa, identificando quais são as principais problemas que estão enfrentando e quais necessidades é preciso atender. 

2. O quê?  Quais necessidades serão atendidas? Nessa etapa serão listados que produtos, serviços ou resultados serão entregues ao final do projeto. 


 3. Quem?  Define quem participa do projeto. Inclui os stakeholders, os membros da equipe e o gerente desse projeto. 

4. Como?  Nessa etapa respondemos como o trabalho será entregue no projeto. Para que o projeto ocorra naturalmente, é importante definir quais são as entregas e quem são os responsáveis, suas premissas e restrições. 

5. Quando e Quanto?  Nessa etapa definimos quando o projeto será concluído e quanto custará para a organização. Mesmo sabendo de toda incerteza do planejamento, o gerente de projetos deverá dar uma estimativa de custo e de prazo para entregar os trabalhos do projeto.

Veja algumas telas do módulo CANVAS:

GESPRO

CANVAS

No GESPRO, o módulo CANVAS equivale ao segundo momento de detalhamento de uma IDEIA e culmina com a criação de um projeto.

8i Tecnologia em Sistemas LTDA

SRTV/S Quadra 701 Bloco “K” Sala 428 – Edifício Embassy Tower
Asa Sul - 
Brasília – DF CEP: 70.340-908

Tel. 61-3031-1649

© 2018 by 8i Tech.